segunda-feira, 3 de março de 2014

Montando o meu equipamento.

Montando Kit para Fabricação de Cerveja Caseira - 20 Litros

Primeiramente comprei o kit completo de uma loja em sampa, felizmente a data era muito longa, acabei cancelando a compra. Pensei, por que não montar meu próprio equipamento, foi a melhor coisa que fiz, primeiramente um estudo sobre o assunto, como começar, tendo o varias ideais, mas viabilizando o custo, até porque não sei se vou pegar gosto pela coisa.

Primeiro, monto um equipamento para 20 ou 50 litros, alumínio ou inox ?
Claro, um equipamento intermediário para 20 litros com os caldeirões em alumínio, sem duvida, menos custo.
Comprei no site: http://casadachurrasqueira.com

Caldeirão de Alumínio Linha Hotel Nº 36 - 31,5 Litros  2x 92,54 R$ 185,08
Caldeirão de Alumínio Linha Hotel Nº 32 - 22 Litros  1x 64,2 R$   64,2
                                                                                                                          Total R$ 249,28

Preço imbatível existem sites que vende por esse preço somente 1 caldeirão.

3 válvulas esferas de 1\2"BSP em Inox, peguei na empresa onde trabalho, (Jump of the cat)
6 contra porcas 1\2"BSP em Inox, comprei na Acepil.

Tive um trabalho tremendo em achar algo que fixa a válvula e a bazzoka, tive que mandar usinar um tubo de ØN.1/2" SCH.40S, fazer rosca de 1/2"BSP na parte externa. (torneiro enfiou a faca, deixou cheio de rebarbas, mas nada que uma lima solucionou)

Essa peça faz uni a válvula e a panela/bazuka, não consegui achar algo similar no
mercado, então fiz  o desenho e mandei o usinar o tubo.

A bazzoka ou bazuca, comprei em uma loja em sampa, a bazooka dos caras chamada serpente, era um lixo, tem gente querendo ganhar dinheiro a todo custo.
Então montei a minha mesmo, peguei um tubo flexível de inox e cortei as extremidades, usando somente a malha de inox. 

Descritivo da Montagem

Todas as conexões são BSP, não tem necessidade de ser NPT não há pressão significante.
Mas o espigão é NPT comprei com BSP e me entregaram NPT, vou passar no cossinete de 1/2"BSP e esta tudo certo...(hehehe)

Na vedação entre das contra porcas e a panela, usei inicialmente um anel O'ring 
de silicone, mas ele rompia conforme ia dando aperto, Acabei usando uma 
vedação de bebedouro, arruela de silicone, funcionou perfeitamente,
 não sei qual a sua temperatura de trabalho, mas deixei ferver o caldeirão 
com água há mais de 95ºC, acho que não vou ser surpresa na
 hora da brassagem.

Bazzuka, Válvulas, contra porcas, espigões e niple duplo conforme
desenho acima.






Acabei fazendo um gambiarra, pois ainda não achei as abraçadeiras de inox, enquanto isso fica os arames de inox enrolados na espigão.(quando eu achar substituo)

Eis o Lay-Out, do equipamento
Não sei da onde surgiu aquele chiller dentro do caldeirão de fervura!!! (heheh)
O resfriamento, não sei ainda se é benéfico dessa forma (por lógica creio que sim), abaixa a temperatura da água da rua para resfriamento do mosto, (a serpentina para resfriar a água da rua, arrumei com um amigo, que me deu uma chopeira velha, eis que arranquei a serpentina) comecei a colher todas informações para calcular o tempo de resfriamento de mosto, mas acabei desistindo quando vi o tamanho da encrenca que eu estava me metendo, e ainda por cima teria uma margem bem aproxima do tempo de resfriamento, deixar o futuro rsss.

O restante do equipamento com, baldes fermentadores, Air Lock, pá cervejeira e etc, comprei na loja virtual do LAMAS.


TERMOSTATO DIGITAL - TIC-17RGTi




















Comprei em uma loja na Rua Florêncio de Abreu, 200 - R$83,00
Fácil instalação, possui diversos tutoriais na internet para instalação e programação.Procurei me informar com o pessoal da elétrica, por ver muita reclamação de queima do mesmo, futuramente vou colocar um tiristor para diminuir o impacto na hora que liga e desliga.


Equipamento bem eficiente.





2 comentários:

  1. Prezado cervejeiro,
    Também estou nesse processo de montagem de equipamento. Gostei muito da válvula que você usou, você poderia me passar o nome da loja que você trabalha e o preço dessas válvulas? Meu email é o lemmerick@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, seguinte.
      Essas válvulas são totalmente inviável pelo preço, ela são para altas temperaturas e pressão, eu não vendo eu as usos em projetos específicos . Eu ia usar válvula esfera 1/2`` BSP em inox, mas mesmo assim é acima do preço. A Artbrew vende as válvulas com o tubo roscado e contras porcas para fixação no calderão.

      Excluir